Dr. Rodrigo de Andrade

A hérnia de disco é o deslocamento de uma parte do disco, que se localiza entre as vértebras, para dentro do canal vertebral, podendo comprimir a medula espinhal e uma ou mais raízes nervosas.

Quais os tipos de Hérnia de Disco?

É muito frequente as pessoas realizarem um exame de Ressonância Magnética da Coluna e se impressionar com o resultado achando que são portadoras de mais de uma hérnia de disco. Por isso, é importante entender que existem algumas diferenças, pois o achado de uma alteração no disco não é sinônimo de gravidade e não significa que irá precisar de cirurgia.

De acordo com o tamanho do fragmento do disco que se desloca, a hérnia de disco pode ser classificada como:

• Abaulamento Discal e Protrusão Discal – são termos semelhantes usados para indicar que uma parte do disco ultrapassou o limite entre as vértebras. Seria o estágio inicial da hérnia de disco.
  • Extrusão Discal – a hérnia de disco extrusa acontece quando o conteúdo do interior do disco, chamado de núcleo, rompe o anel fibroso que envolve o disco por fora e se projeta para dentro do canal vertebral.

hérnia de disco em coluna lombar comprimindo as raízes nervosas e causando dor

Quais as causas da Hérnia de Disco?

A predisposição genética é um dos fatores que podem levar ao desenvolvimento da hérnia de disco.

Outras casas conhecidas são: sedentarismo, tabagismo, obesidade, má postura e o hábito de carregar peso de forma inadequada.

Qual a frequência da Hérnia de Disco?

A hérnia de disco é uma condição comum, os dados mostram que afeta mais ou menos 80% da população mundial,  sendo mais comum entre 30 e 50 anos de idade, com um pico de incidência entre 50 e 60 anos de idade. Aproximadamente  50% da população com mais de 50 anos de idade é portadora de hérnia de disco lombar.

O local mais comum de acometimento é a região lombar, seguido das regiões cervical e torácica. 80% dos casos acontece nos níveis de L4-L5 e de L5-S1.

Quais os sintomas da Hérnia de Disco?

• O sintoma mais comum é a queixa de dor lombar que irradia pela perna até a panturrilha e o pé, que é a chamada lombociatalgia ou dor ciática;
  • Outros sintomas encontrados são dormência, sensação de choque, de queimacão e de câimbra na perna;
  • Alguns sintomas como falta de força em uma ou nas duas pernas, dormência na região do períneo e dificuldade para urinar devem chamar atencão, pois podem indicar uma compressão mais grave e necessitam de uma avaliação de urgência.
Paciente chorando com dor de hérnia de disco

Como fazer o Diagnóstico da Hérnia de Disco?

O diagnóstico é feito com base nos sintomas relatados na história clínica, nos achados do exame físico da coluna e confirmado com o exame de Ressonância Nuclear Magnética da Coluna.

Quais os tratamentos para a Hérnia de Disco?

Existem dois tratamentos para a hérnia de disco, o conservador e o cirúrgico. Mais de 90% dos casos não precisam de cirurgia e respondem ao tratamento conservador, que é feito através de:

• Analgésicos comuns associados a Antiinflamatórios Não Esteroidais (AINEs) e opióides;
  • Medicações para aliviar a irritação das raízes nervosas;
  • Fisioterapia;
  • Acupuntura;
  • Procedimentos minimamente invasivos com as infiltrações de coluna e os bloqueios seletivos de raízes nervosas.

O tratamento cirúrgico é indicado para os casos que não respondem ao tratamento conservador, depois de um período médio entre 4 a 8 semanas, e nos casos mais graves de compressão medular e das raízes nervosas com sintomas neurológicos.

A  principal opção de tratamento cirúrgico é a Discectomia Lombar, que pode ser realizada de forma minimamente invasiva através da Cirurgia Endoscópica de Coluna.

Outras técnicas cirúrgicas são indicadas para casos específicos, como a Artrodese de Coluna com Descompressão.