A infiltração de coluna é um procedimento minimamente invasivo que consiste na aplicação de algumas medicações em determinados pontos das vértebras e dos músculos ao lado da coluna para anestesiar as raízes nervosas que transmitem os estímulos responsáveis pela dor.
Para quais casos pode ser feita a infiltração de coluna?
A infiltração de coluna é indicada para os casos que não precisam de cirurgia, mas que a dor não melhorou com os outros tratamentos, como medicação e fisioterapia. Também é indicada para pacientes que foram operados e que apresentam dor residual ou que desenvolvem dor crônica pós-operatória.
Quais as principais doenças tratadas com a infiltração de coluna?
As principais causas de dor na coluna que podem ser tratadas com infiltração são:
- Artrose de coluna;
- Estenose de Canal Vertebral;
- Hérnia de disco (lombar e cervical);
- Doenças que afetam a coluna, como Espondilite Anquilosante e Síndrome de Ehlers-Danlos;
- Doenças inflamatórias que acometem as articulações do sacro e do cóccix;
- Dores de origem muscular provocadas por alterações nos músculos que dão sustentação a
coluna e nos músculos da bacia;
Como é feita a infiltração de coluna?
O procedimento de infiltração na coluna normalmente é realizado em bloco cirúrgico sob sedação, guiado por raio x e, em alguns casos por ultrassom para que a agulha atinja o local correto a ser infiltrado e para o conforto e segurança do paciente. Pode ser realizado em toda a coluna, sendo mais comum nas regiões lombar e cervical.
Dependendo da doença e do local onde as medicações são injetadas, existem vários tipos de infiltração de coluna, como: Infiltração Facetária, Bloqueio Seletivo de Raízes Nervosas, Bloqueio Peridural e Infiltração de Pontos Musculares.
Quais medicações são usadas na Infiltração de Coluna?
No procedimento de infiltração de coluna as principais medicações utilizadas são os anestésicos locais e, em alguns casos, o corticoide.
O corticoide usado na infiltração engorda?
Uma dúvida muito comum é se o corticóide usado na infiltração engorda ou pode aumentar a glicemia, como no caso de pacientes diabéticos.
Os efeitos colaterais do uso do corticoide dependem da dose utilizada e da duração do tratamento. Como nas infiltrações usamos uma dose baixa com pouca absorção local praticamente não irá repercutir no peso e na glicemia.
Quais os riscos da infiltração de coluna?
A infiltração do coluna é um procedimento seguro e de baixo risco, em casos raros as complicações que podem ocorrer são: infecção, hematomas musculares e reações alérgicas.
Leia também:
- O que é Hérnia de Disco?
- Enxaqueca: saiba mais
- O que é um Médico de Dor?
- Infiltração de Coluna: saiba mais
- Dor Lombar: saiba mais
Fonte: